Os Desafios da Família no Mundo Pós-Moderno

Olá, minhas amadas amigas e irmãs em Cristo Jesus, que a doce paz do Senhor esteja sobre ti e sobre a tua família.

Hoje nós vamos abordar um tema de suma importância para a igreja e a sociedade. A palavra de Deus está repleta de conselhos no que se diz respeito a família, a Bíblia nos dá variedades de exemplos, nos mostrando  o quanto a família é importante para DEUS. Hoje vivemos no mundo Pós – Moderno e por isso a valorização da convivência famíliar tem se deteriorado e os sofismas de um mundo pós – moderno tem influenciado a estrutura famíliar,distanciando – a dos valores morais constituidos por Deus em sua palavra. O americano Alvin Toffler, doutor em letras, leis e ciência e influente escritor esceveu sobre o que vivenciamos atualmente:

Uma poderosa onda em formação está se erguendo em nosso mundo hoje, criando, à vezes, um clima de confusão, perplexidade e temor. Desde a responsabilidade de criar os filhos, até a vida do aposentado, o trabalho, o lazer, o ambiente doméstico, tudo será afetado por ela. Seja o futuro como for, podemos afirmar categoricamente que a família sofrerá um forte empacto. No contexto incerto que vivemos, homens de negócio nadam contra correntes econômicas que oscilam entre altos e baixos; políticos ficam apovarados quando vêm cair sua aceitação nas pesquisas de opinião; universidades, hospitais e outras instituições temem uma alta de inflação que possa ressurgir repentinamente com o mesmo apetite devastador de outrora; sistemas de valores tradicionais que o Estado, a família e a igreja estabeleceram tornaram – se manipuláveis e instáveis tal qual um barquinho em meio a uma terrível tormenta.

Podemos observar que essa é a descrição do que se ocorre hoje, através da influência poderosa de filosofias como o humanismo, o hedonismo, o materialismo, o relativismo e o individualismo. Todas essas filosofias do mundo atual são sofismas que estão secularizando a sociedade brasileira, ou seja, os casamentos perdem sua qualidade de “sagrado”, o exagero quanto a condição de igualdade da mulher em seu papel na sociedade, a falta de respeito público aos pais, o aumento da delinquência infantil, da orgia e da rebelião, a recusa em aceitar padrões, o crescente desejo de aceitar – se o adultério e o interesse crescente por pervesões sexuais.

É bem verdade que uma sociedade só pode ser estável quando as famílias são equilibradas, pois elas representam as células básicas da sociedade. Estou certa de que o enfraquecimento social e moral no Brasil, bem como as dificuldades enfrentadas pelas famílias neste país, estão diretamente relacionados a rejeição dos conceitos bíblicos sobre moral.

Logo, se queremos que nossa família vença esses sofismas da atualidade devemos nos firmar a cada dia em Jesus e nos seus ensinamentos relatados em sua palavra, para que com sabedoria, conhecimento e oração possamos vencer esse conceitos pós – modernos.

O QUE NOS DIZ A BÍBLIA:

Bem – aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos!

Pois comerás do trabalho das tuas maõs, feliz serás, e te irá bem. A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos, como plantas de oliveira, à roda da tua mesa. Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor! O Senhor te abençoará desde de sião, e tu verás o bem de Jerusalém todos os dias da tua vida. E verás os filhos de teus filhos e a paz sobre Israel. ( salmos 128)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *